Clique nas imagens para ampliar
projeto SPda: O que é e como funciona?
O projeto SPda (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) é usado para proporcionar proteção a edificações e equipamentos eletroeletrônicos contra descargas atmosféricas (raios), independente do tamanho da edificação. Esses sistemas são obrigatórios em edificações para prevenir incêndios, curtos-circuitos e danos nos equipamentos, possibilitando assim a segurança no trabalho. Como funciona o projeto SPda?
O projeto SPda é composto por: captores de raios, para-raios, ligações equipotenciais, cabos de descida, aterramentos, caixas de descarga, ligação a terra e dispositivos auxiliares.
O primeiro passo é a escolha do local adequado a instalação dos captores de raios, de acordo com a estrutura da edificação. O para-raios deve ser aterrado com cabos de aço e armado em uma estrutura de aterramento.
Após a condução correta da eletricidade até a terra, são instaladas caixas de descarga, que são equipamentos de aterramento com estruturas de aço galvanizado, que são responsáveis por enviar a descarga através do solo.
Por fim, são feitas ligações equipotenciais, que são conexões feitas entre os aterramentos das instalações para igualar a potência, o que garante a melhor proteção possível de todas as edificações.
Vantagens do SPDA
- Garantia da proteção dos equipamentos contra descargas atmosféricas
- Redução dos riscos de incêndio e curto-circuito
- Redução dos riscos de choques elétricos
- Diminuição dos prejuízos materiais e financeiros
- Garantia da segurança do trabalho
O uso do projeto SPda é fundamental para a proteção das edificações e equipamentos no que diz respeito às descargas atmosféricas, proporcionando assim mais segurança para todos.
Por isso, é importante contar com profissionais qualificados para a elaboração do projeto, como a Lumin Engenharia, especializada no segmento de projetos e instalações elétricas industriais e prediais.
Não deixe de agendar uma cotação para que possa ter a garantia de que as instalações da sua empresa estão protegidas contra descargas atmosféricas com o projeto SPda.